Alagoa MG

Clique na imagem menor, acima, para ver as fotos do passeio

Mais um belo passeio entre amigos, e lá fomos nós novamente. Para sair de moto, basta um incentivo, e desta vez foram nossos amigos, o casal Magda e João, quem deu a deixa.

Eles estavam a fim de buscar queijo e se lembraram de uma cidade no interior de Minas, Alagoa.

Alagoa é conhecido pelo queijo parmesão produzido pela população que vive na Zona Rural, sendo considerada a “Terra do Queijo Parmesão”

O município fica no topo do Circuito das Terras Altas da Mantiqueira e faz parte da Estrada Real. A simpática cidade está localizada entre os municípios de Aiuruoca e Itamonte. Pequena e tranquila, a cidade preserva nos seus costumes, culinária, tradições e festividades, a cultura do homem do campo do sul de Minas Gerais. Essas tradições têm como representante maior a produção artesanal do queijo parmesão, considerado por muitos o melhor do Brasil. Pontos Turísticos: Cachoeira do Zé Pena, Corredeiras da Itaoca, Cachoeira das Borboletas, Cachoeira do Quilombo, Cachoeira do Itacolomy, Cachoeira do Funil, Cachoeira do Facão, Cachoeira do Paiolinho, Pico do Rio Acima, Pedra do Morro e a Pedra da Campina.

O ponto mais alto é o Pico do Garrafão ou Santo Agostinho, com 2.359 metros. O clima e topografia são determinantes no diferencial do sabor dos queijos alagoenses. Cidade tranquila, porém, muito movimentada durante os festejos da Semana Santa, Torneio Leiteiro – ExpoAlagoa, Nhá Chica, Natal e Reveillon.

Assim então começamos a montar o passeio. Colocamos no grupo de Whats da turma e logo os amigos que tinham disponibilidade de ir já confirmaram presença.

Magda e João

Rosana e Manolo

Ceu e Belo

Claudia e Edson

Quezia e Henrique

Wanzer

Arrumamos a ótima pousada Flores da Mantiqueira, no centro da cidade, próximo a Igreja. A pousada, além de confortável, tem como ponto principal sua proprietária e família, que nos deram atenção e atendimento dignos de 5 estrelas.

Marcado para sair na sexta dia 22/07/2022 as 8 horas do posto Oi da trabalhadores. Desta vez todos estavam no ponto com antecedência, até o Belo.

Saímos no horário marcado, passamos o primeiro pedágio e fomos parados para apresentar documentos. Encostamos e todos desceram para mostrar os documentos. Bom, a saudade do meu amigo Belo era tão grande que até imitei ele. Tinha quase certeza que havia pegado os documentos kkk, mas não estavam na moto. Sorte que em SP os policiais puxam a placa e tudo resolvido. Seguimos, pegamos o casal Magda e João na saída de Mogi e fomos ao encontro do casal Claudia e Edson que nos esperavam no Frango Assado. Entramos e saímos, eles estavam de caminhonete.

Seguimos. No pedágio eles passaram e nós ficamos na fila para pagar, mas logo na Dutra tinha um congestionamento e passamos por eles.

Bom fomos até Itamonte onde faríamos uma baldeação. Kkkkk sim, BALDEAÇÃO mesmo.

Acontece que quando reservei a pousada não me atentei a detalhes do passado. Há uns 4 anos estive em Alagoa, de passagem, sentido Aiuroca. De Alagoa a Aiuroca são 30 Km de terra. Fui sabendo, tranquilo, só que não me recordava que de Itamonte até Alagoa também era terra, ou parte dos 37 km era de terra na época.

Na noite de terça para quarta-feira, meu anjo da guarda, que também é motociclista, me deu um toque: “Amigo, dê uma ligada na pousada e veja se é tudo pavimentado para se chegar “.

Bom eu que sou amigão dele levei a sério e….liguei.

São 6 km de terra até Alagoa, falou a dona da pousada. Aí vem a perrenga, pousada paga, tour reservado …o que fazer?

Bom, primeira coisa é ligar para o Manolão e perguntar:

– Manolão tenho uma pergunta a fazer, a Rô vai de moto?

– Não a Rô vai de garupa.

– Ufa, menor a bronca kk

– Acontece que tem 6 km de terra, está boa, não vai chover, mas e aí?

– A resposta educada foi:

– A gente arruma um lugar para guardar as motos e pegamos um táxi.

Nem Uber ele pediria, seria taxi mesmo kk.

Bom, então não vou nem consultar os demais. Vamos tentar uma solução. Assim, arrumamos um lugar para guardar as motos e arrumamos um carro para nos levar até Alagoa. Melhor, uma Kombi escolar kkk, o que deu ao passeio um ar de muita coisa boa e diversão que estava por vir.

Nosso guia, o Chiquinho, pessoa simplesmente sensacional, de um espirito colaborativo sem palavras, arrumou na casa do cunhado dele em itamonte um  lugar para deixar as motos, quintal fechado, muito tranquilo.

Paramos no cruzeiro, divisa de SP e MG para fotos. Está em reforma, então o mirante está fechado. Mas a parada foi boa. Relaxar e comer umas mexericas que uma Sra. estava vendendo, dali seguimos para Itamonte, até o primeiro posto de gasolina, onde o Chiquinho estaria nos esperando.

Quando a Kombi chegou fomos guardar as motos e depois paramos em um restaurante para almoçar, dali fomos para Alagoa.

Nos acomodamos e a noite fomos em um barzinho (garagem) tomar umas e descontrair. Como sempre, papo e contos é o que não falta.

Marcamos para sair para o nosso tour as 8.00hs do sábado.

Todos tomados café, e que café, na pousada Flores da Mantiqueira.

Saímos para passear. Uma Kombi e um carro. Primeiro ponto seria em um olival, mas acho que as azeitonas não quiseram acordar cedo e não tinha ninguém para nos atender. Beleza, fomos para o próximo, um sítio onde eles maturam queijos comprados de pequenos produtores da região. Lá degustamos queijo parmesão, goiabada, doce de leite, azeite, cachaça. No fim, a dona da propriedade, Maria Emília, por sinal de uma família muito atenciosa, nos levou para a cozinha e fez café para nos servir. Tiramos foto, conversamos, rimos muito e brincamos. Nesta propriedade ela tem umas suítes para alugar com um visual muito bonito, vale um fim de semana.

Saindo de lá fomos para um produtor de queijo em um sítio, mas quando chegamos eles estavam fazendo faxina. De lá fomos em uma outra propriedade de um produtor premiado na França, com o queijo que deu fama a cidade.

Degustamos o parmesão, que por sinal é ótimo. Partimos uma peça de 12 quilos e dividimos. Não teve quem degustasse que não quisesse comprar. Queijo bom mesmo. Aí fomos conhecer uma parte da propriedade e sentamos a mesa para degustar um belo café da tarde, até porque não tínhamos almoçado. Estávamos desde cedo só beliscando kkk.

Saímos desta visitação e fomos conhecer uma cachoeira. Paramos para relaxar, tirar fotos e combinamos de ir comprar mel e linguiça caseira e tomar umas cervejas aguardando o pôr do sol.

Fomos para a cidade, compramos mel e linguiça e fomos em um sítio próximo da cidade tomar cerveja. Uma parte da turma foi pra pousada descansar e eu e o belo ficamos jogando um bilharzinho (apanhamos muito), tomamos uma cachaça e cerveja acompanhado de ….queijooo.

Mais tarde fomos para pousada tomar banho, pois o pessoal havia combinado de ir em uma festa de Sta. Rita. Festa típica, com dança e comidas típicas. Eu capotei. Quando acordei, já era kk, mas valeu.

No domingo como de costume, café e marmita quente. Saímos de Kombi, fomos até Itamonte, arrumamos as motos e estrada. Paramos no antigo Arco-Íris em Roseira. Abastecemos, almoçamos e viemos para casa.

Mais um fim de semana entre amigos. Muitas risadas, bom papo e a vontade de marcar mais passeio.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.